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quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Vamos falar de desigualdades

O terceiro encontro do curso trouxe para o debate o ODS 5 e 10. Tratar de igualdade de gênero e da redução das desigualdades é possível na Educação Infantil?

A aula foi aberta com uma roda de leitura deliciosa  debaixo uma grande árvore no parque. Lá a professora Ione leu para todos o conto "Princesas em Greve" de Thais Linhares, a partir desta leitura foi realizada uma roda de conversa na qual foram foram levantadas questões sobre os costumes e padrões sociais, o que se espera de uma meninas e de um menino, o que cada um pode fazer.
Com muita alegria constatamos que para o grupo ali presente muitos paradigmas já foram quebrados e todos tem clareza que meninos e meninas podem ser o que quiserem, brincarem daquilo que tiverem vontade.



Em continuidade nos encaminhamos ao auditório da DRE, onde foram reproduzidos trailers dos seguintes filmes: Preciosa; Tomboy; O mínimo para viver; Extraordinário. Após assistirmos a esses vídeos foram tecidos comentários por alguns participantes, principalmente sobre o vídeo de Preciosa., pois alguns deles já haviam assistido e o trecho reproduzido trazia cenas das intervenções da professora sobre a situação da protagonista do filme.
A maior parte dos comentários se deu, sobre o quanto o papel do professor é importante para a formação e até mesmo para a transformação do aluno. Constatou-se também que o olhar atento e sensível desse profissional pode ser imprescindível para o desenvolvimento integral do educando, afinal muitas vezes as dificuldades de aprendizagem, não estão numa falha de apreensão de conteúdo, mas em questões de saúde física e mental, ou até mesmo social e emocional.
Por vezes uma intervenção simples do professor dá conta da situação, porém em outras é necessário um acompanhamento, ou até mesmo acionar a rede de proteção social.
Quando discutimos questões tão profundas e polêmicas, é necessário que todos dominem os conceitos apresentados e por isso foram trazidos textos conceituais a fim de fundamentar todos os participantes, para que suas ações junto ás crianças  sejam coerentes e reflexivas.
Houve uma breve discussão sobre os conceitos apresentados, justamente por tratarem-se de temas polêmicos que atingem as pessoas não só racionalmente, mas também emocionalmente e aproveitando o momento em que todos estavam visivelmente envolvidos nas questões, as formadoras propuseram situações problemas para serem discutidas em grupos e apresentadas ações pedagógicas para lidar com as mesmas.
Todas situações apresentadas, se passavam com o público da Educação Infantil e baseadas em histórias reais.














Finalmente chegou o momento de partilhar a prática do dia.


No encontro de hoje recebemos a professora Luciana, que atua na EMEI Maria Vitória e desenvolveu um projeto de Processo Eleitoral com seus alunos do Infantil 1.
Por motivo da situação atual do país das eleições presidenciais, este assunto veio á tona na escola, com as crianças muito curiosas sobre do que se tratava, o que eram eleições, entre outros questionamentos, dessa fora a professora propôs ás crianças que também elegessem um presidente da sala.


A partir desta proposta as crianças escolheram quem seriam os candidatos á presidência, esses por sua vez, escolheram qual seria sua proposta de governo.
Os candidatos defenderam suas propostas para os eleitores, que foram levados a refletir em quem votariam e porque da escolha.
Além disso as crianças participaram da confecção de seus títulos eleitorais e também  da confecção da faixa presidencial.
A professora registrou em vídeo depoimentos dos candidatos apresentando suas propostas, assim como dos eleitores também.
Na data marcada as crianças participaram da eleição e posteriormente auxiliaram na apuração dos votos também.
As propostas apresentadas pelos candidatos foram, desde trocar as lâmpadas queimadas da escola, fechar buracos do forro dos tetos das salas de aula, até a compra de brinquedos para todas as escolas.
A proposta que ganhou foi do candidato que propôs a troca das lâmpadas, mas foi muito interessante observar o relato de uma menina, candidata, que não votou em sim mesma, pois julgou que a proposta do colega era melhor que a dela.
Terminada a apuração dos votos as crianças decidiram que deveria haver uma cerimônia da entrega da faixa presidencial ao candidato eleito, com  Hino Nacional.



Este relato de prática foi muito enriquecedor, pois as crianças puderam vivenciar todo o processo eleitoral democrático a partir de uma brincadeira, que as levou a refletir sobre diversos aspectos, observar seu ambiente, trabalhar com a resolução de problemas, socializar e tomar decisões.
Práticas deste tipo são de extrema importância na formação de pessoas responsáveis e éticas que assumam um compromisso com o ambiente em que vivem, com o outro e com si mesmas.

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